Quando o assunto é TI, você sabe quais riscos evitar?

Quais controles podem mitigar os riscos mais sérios da minha empresa?
Uma coisa que os empreendedores e gestores de empresas tem em comum é a convivência com riscos. Riscos são parte do negócio (de qualquer negócio). Riscos são um problema basicamente em dois casos, quando nos pegam desprevenidos, apesar de sabermos que estão lá, ou quando nos pegam desprevenidos e nós nem sabíamos que eles estavam lá. Pense na barragem de Mariana em Minas Gerais. Qual desses dois pareceu ser o caso? É provável que os dois, uma parte dos gestores nem sabia dos riscos e outra não achou que iria acontecer.

Pois é, o risco alheio normalmente é mais simples de ser analisado e julgado, mas e o nosso? Pergunte-se: Quais riscos em TI foram assumidos e quais estão sendo ignorados? Quais riscos poderiam afetar meu negócio e comprometer meus resultados? Será que alguns riscos tratados não poderiam resultar em vantagem para o negócio além do óbvio de se estar protegido? Será que alguma oportunidade não passou despercebida junto com seus riscos? Em alguma Mariana por aqui?

Riscos fazem parte do negócio, mas riscos desconhecidos não são aceitos. Identifique já (e de graça) seu perfil de riscos de TI.

Deixe um comentário